Arte e Saúde é um blog sobre desenho, pintura, escultura, fotografia, teatro, literatura, cinema, poesia, música, ilustração, exposições, gastronomia e outras tantas manifestações artísticas capazes de tornar a vida mais saudável tanto para quem faz como para quem assiste.
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
domingo, 5 de dezembro de 2010
Cupcakes 1
Muitas vezes os cupcakes tornam-se esculturas comestíveis.Estes bolinhos individuais são servidos em forminhas e decorados para surpreender. Os detalhes costumam variar de acordo com o objetivo do tema da festa.
O desafio é criar algo único variando os sabores, recheios e cobertura, que dão um charme especial ao bolinho.
As receitas e o passo a passo você encontra no excelente blog Fofurices. http://quefofurice.blogspot.com/
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
sábado, 20 de novembro de 2010
Out of Sight, uma animação chinesa
Out of Sight é uma belíssima curta animação realizada por três estudantes da National Taiwan University of the Arts.
Nesta animação uma meiga menina cega, auxiliada por seu cachorro, passeia pelas ruas de seu bairro. A partir de um incidente, que a deixa sozinha na rua, ela passa a contar somente com seus sentidos para orientar-se.
Começa então a construir percepções que alimentam sua imaginação e assim passa a interagir com o mundo a seu redor.
Linda animação! Confira, em 5 min., como estão os seus sentidos e aproveite para alimentar sua imaginação e ampliar sua capacidade de compreensão.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Design da sexta
Retreat – 1998
Trabalho de Louise Campbell, para ela tudo é posível até que se prove o contrário.
Para conferir mais sobre Louise Campbell acesse http://www.louisecampbell.com/
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Dalai Lama, pensamentos
"Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente". Dalai Lama
Dalai Lama é um monge budista Tibetano. O atual Dalai Lama é Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama e é ao mesmo tempo líder temporal e espiritual do povo tibetano. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1989.
sábado, 13 de novembro de 2010
Edelweiss, o branco precioso
Nos rochedos dos Alpes Europeus acima dos 1700 metros de altitude nasce uma delicada flor branca em formato de estrela.Ela é Edelweiss (Leontopodium alpinum) que significa "branco precioso".
Dizem que quando você quer presentear alguém que signifique um amor eterno ou uma amizade eterna, dá-se uma flor de Edelweiss a essa pessoa, a flor eterna, pois sua duração depois de seca é de mais de 100 anos.
Existem muitas lendas de como a flor surgiu e histórias que fizeram com que a Edelweiss se tornasse um Símbolo do Amor, uma delas é a da Rainha do Gelo.
Conta a lenda que há muito, muito tempo, os Alpes eram muito mais altos que hoje em dia. Nesse tempo, no topo de uma das escarpas rochosas cobertas de neve, vivia uma Rainha do Gelo. Era dito que esta era branca como a neve e de uma beleza estonteante. Tinha como suditos fiéis gnomos, que com ela viviam nas escarpas. A Rainha cantava melodiosamente e a sua voz encantava e fazia com que muitos pastores se perdessem nas montanhas e chegassem ao seu castelo. Mas apesar da sua grande beleza, ela tinha um grande defeito, o seu coração era tão frio e congelado como se fosse feito de puro gelo. Ela brincava com estes infelizes pastores que procuravam a sua voz, durante um tempo. Quando se cansava deles, os seus gnomos atiravam-nos das escarpas, para a sua morte. E assim vivia, apenas acompanhada pelos seus gnomos. Até que um dia um desses pastores, ao seguir a sua voz, entrou no quarto da Rainha. Este homem nada tinha de especial ou diferente de qualquer outro dos pastores que até aquela altura lá tinha entrado. Mas aos poucos a Rainha acabou por se apaixonar por ele. Ela cantava e ele sentava-se deslumbrado, ao lado do seu trono, horas e dias a fio. Estavam apaixonados e nada mais existia para além um do outro. Mas os gnomos ficaram enciumados e receosos que um dia a Rainha casasse com este mero mortal. Assim sendo conspiraram e atiraram-no da falesia para o vale, onde o seu coração explodiu. Ao ver isto, pela ultima vez os olhos da Rainha ganharam vida, o seu coração derreteu um pouco e deitou uma lágrima apenas, que escorreu pelassua bela e agora triste face. Foi desta solitária lágrima, que apareceu a Edelweiss, a mais bonita flor dos Alpes.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
A silenciosa importancia das cores
A foto abaixo é do Morro Santa Marta, em
Botafogo, na Zona sul do Rio de Janeiro.
Observe como era a Praça Cantão no Morro
Santa Marta antes da pintura das fachadas.
Santa Marta antes da pintura das fachadas.
Na Praça Cantão as fachadas de cerca de 34 casas foram
escolhidas pelo Projeto Favela Painting por apresentarem
maior visibilidade e pintadas com desenhos de raios diagonais
utilizando 16 cores.
O projeto Favela Painting foi criado por dois artistas holandeses, Jeroen Koolhass e Dre Urhahn, que com a ajuda dos moradores da comunidade e parceria da prefeitura, coloriram as casas da Praça Cantão.
Comparando as imagens do Antes e Depois perceba a silenciosa importância das cores na qualidade de nossas vidas.
sábado, 6 de novembro de 2010
Enriqueta e Fellini
Tirinha de Enriqueta e Fellini, por Liniers.
Ricardo Liniers Siri (15/11/1973 - Buenos Aires) é um cartunista argentino que desenha tirinhas cheias de sensibilidade, doces, poéticas, críticas, inteligentes, bem humoradas, enfim, interessantíssimas, um trabalho que vale a pena mesmo conferir.
Faça uma visita ao site oficial http://www.porliniers.com/
domingo, 31 de outubro de 2010
Ainda somos um país sem memória?
Somos um país sem memória? Após a iniciativa da Imprensa Oficial de São Paulo com certeza um pouco menos. A Coleção Aplauso editada desde 2004 agora também está disponível na íntegra para leitura gratuita e download (formatos PDF e TXT) em um site criado especialmente para este fim.
Você vai encontrar biografias de artistas, cineastas e dramaturgos; roteiros de cinema, peças de teatro e a história das emissoras de TV.
Esta é uma iniciativa que todas as gerações agradecem!!!
sábado, 30 de outubro de 2010
domingo, 24 de outubro de 2010
Benoît Mandelbrot forever
O matemático Benoît Mandelbrot, pai dos fractais, nos deixa aos 85 anos, mas nossa percepção da natureza foi para sempre transformada por seus insights e magnífico trabalho.
Benoît Mandelbrot (20/11/1924 - 15/10/2010) Nasceu na Polônia porém devido a 2ª GM sua família emigrou para França.
Seu tio, Szolem Mandelbrot, que era professor de Matemática no Collège de France foi o responsável por sua educação.
A sua carreira acadêmica dividiu-se principalmente entre França e os EUA. E em 1987 tornou-se professor em Yale.
Mandelbrot começou a ficar insatisfeito com a Geometria Clássica, uma vez que, para explorar e resolver diversos problemas, pontos, linhas, retas e círculos não demonstravam ser as abstrações adequadas para compreender a complexidade da natureza.
As pesquisas de Mandelbrot forneceram teorias matemáticas para o fenômeno da probabilidade errática e métodos de auto-semelhanças em probabilidades.
Levou a cabo uma pesquisa sobre processos esporádicos, termodinâmica, linguagens naturais, astronomia, geomorfologia, gráficos e arte com a ajuda do computador e criou e desenvolveu a geometria fractal.
Explicar a geometria fractal em 15 minutos a partir de uma couve-flor, de modo simples e encantador é algo que Benoît Mandelbrot fazia com maestria, doçura e simpatia.
Veja e comprove no link abaixo Benoit Mandelbrot: Fractals and the art of roughness | Video on TED.com
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Como?!?
Será que inovações tecnológicas são capazes de nos levar a novos patamares da comunicação?
Afinal ainda:
" Ouvimos apenas metade do que nos é dito,
entendemos apenas metade disso,
acreditamos em apenas metade do que entendemos,
e lembramos apenas da metade do que acreditamos"
Mignon Mclaughlin (1913-1983)
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Parabéns Vinicius pelo seu aniversário
Vinicius de Moraes chegou ao mundo junto com o temporal que varreu a madrugada de 19 de outubro de 1913. Morreu aos 66 em 1980 como nosso poeta mais amado.
No site oficial do poeta http://www.viniciusdemoraes.com.br/ você pode selecionar os poemas e textos de Vinicius que você mais aprecia, escolher uma capa, escrever comentários (se quiser) e passar o link para seus amigos lerem...
***Boa notícia***
Quarenta anos antes de passar para o domínio público, a poesia completa de Vinícius de Moraes está agora disponível de graça na internet.
A ação só foi possível devido à raríssima liberação dos direitos autorais pela família do poeta, por meio da VM Empreendimentos Artísticos e Culturais. A realização do projeto ficou a cargo da Biblioteca Brasiliana USP e foi feita a partir do acervo doado pelo bibliófilo José Mindlin, atualmente em processo de total digitalização.
A ação só foi possível devido à raríssima liberação dos direitos autorais pela família do poeta, por meio da VM Empreendimentos Artísticos e Culturais. A realização do projeto ficou a cargo da Biblioteca Brasiliana USP e foi feita a partir do acervo doado pelo bibliófilo José Mindlin, atualmente em processo de total digitalização.
A poesia completa de Vinícius de Moraes está em http://www.brasiliana.usp.br/node/455
Poema enjoadinho
Filhos... Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como os queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete...
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão.
Filhos? Filhos
Melhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem xampu
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!
in Antologia Poética
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como os queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete...
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão.
Filhos? Filhos
Melhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem xampu
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!
in Antologia Poética
Fernando Pessoa em São Paulo
Fernando Pessoa, plural como o universo
Dizem que finjo ou minto
Tudo que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.
Tudo o que sonho ou passo,
O que me falha ou finda,
É como que um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.
Por isso escrevo em meio
Do que não está ao pé,
Livre do meu enleio,
Sério do que não é.
Sentir? Sinta quem lê!
“Uma espécie de labirinto no qual cada passo leva o visitante a uma experiência poética única, dividida em vozes e estilos diferentes, mas oriundos de uma mesma fonte: a escrita de Fernando Pessoa”.
A exposição está em cartaz na sala de exposições temporárias do Museu da Língua Portuguesa
De 24 de agosto de 2010 até 30 de janeiro de 2011
De terça a domingo, das 10 às 18h
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº, Centro – São Paulo
http://www.visitefernandopessoa.org.br/
Praça da Luz, s/nº, Centro – São Paulo
http://www.visitefernandopessoa.org.br/
Agende-se, não perca essa!
Fractais
Belíssimo produto da união da matemática, da ciência,
da tecnologia e da arte
Era início dos anos 80 e Benoît Mandelbrot, o "pai dos fractais", teceu o fio condutor da noção do que é uma forma fractal: uma fractal é uma forma feita de partes que são similares ao todo.
A Geometria Fractal é utilizada para descrever diversos fenômenos na natureza, onde as geometrias tradicionais não podem ser utilizadas. "Nuvens não são esferas, montanhas não são cones, continentes não são círculos, um latido não é contínuo e nem o raio viaja em linha reta”, diz Benoît Mandelbrot.
A teoria dos fractais consegue descrever estruturas e fatos naturais de forma extremamente fácil. Especialistas dizem que isto é feito de uma maneira bem simples: pega-se uma função simples que é iterada, ou seja, repetida, um número bastante grande de vezes. Dessa forma, obtém-se resultados de impressionante complexidade. Determinados programas de computador analisam estas funções e a transformam em gráficos. O resultado aparece sob formas e desenhos fantásticos.
Os fractais apresentam uma infinidade de formas diferentes, não existindo uma aparência consensual. Contudo, existem duas características muito freqüentes nesta geometria: auto-semelhança e complexidade infinita.
São imagens de objetos abstratos que possuem o caráter de onipresença por terem as características do todo infinitamente multiplicadas dentro de cada parte, escapando assim, da compreensão em sua totalidade pelo cérebro humano.
Estudiosos da área quando definem fractais sem o rigor e o formalismo matemático dizem: "Fractais são objetos que apresentam auto-semelhança e complexidade infinita, ou seja, têm sempre cópias aproximadas de si mesmo em seu interio”.
Entendendo ou não as funções matemáticas da geometria fractal o certo é que são formas belíssimas tanto do ponto de vista matemático quanto do ponto de vista artístico.
E para perceber e sentir o Belo a utilização da sensibilidade já basta!
domingo, 17 de outubro de 2010
Imagens que fazem pensar
Existem imagens que nos fazem sonhar, pensar e
imaginar como seria a vida em um lugar diferente.
Myoung Ho Lee é um fotografo sul coreano que com sensibilidade e uma técnica impecável é capaz de nos levar a uma viagem íncrivel.
E o que é melhor: sem passaporte!
E o que é melhor: sem passaporte!
Assinar:
Postagens (Atom)