Homenagem com arte ao dia das mães
Ocupa um lugar único na história da arte americana, não só porque foi uma das poucas artistas mulheres de qualquer nacionalidade para ter sucesso profissionalmente em seu tempo, mas também porque ela foi a única artista americana a expor com os impressionistas franceses.
Cassatt nasceu nos Estados Unidos, mas viveu e trabalhou na França, tornando-se um membro importante do grupo de impressionistas que revolucionaram a arte na segunda metade do Século 19, contestando o academicismo e lançando raízes para o surgimento da arte moderna, na virada para o Século 20.
Embora nunca tenha sido mãe Cassatt começou a explorar o tema - a mãe e a criança - em 1880 e fez deste sua especialidade após 1893.
Ela retratou mulheres em casa, tomando chá, lendo, costurando, escrevendo cartas, enfim engajadas nas mais diversas atividades familiares.
Todas as suas pinturas, pastéis e gravuras revelam Cassatt como uma testemunha sensível e sincera na vida das mulheres e crianças no final do século XIX.
A partir de 1914, um processo de perda de visão foi gradativamente limitando sua participação na pintura, até afastá-la completamente da arte.
Taí! gostei do blog!
ResponderExcluir